A notícia da decisão da 4A’s filipina de retirar do ar um comercial repercutiu esta semana na imprensa mundial.
O filme, criado em agosto último pela agência Gigil para o Belo Medical Group, foi considerado desrespeitoso às mulheres e punido pela Associação das Agências Credenciadas de Publicidade de Filipinas.
A peça mostrava uma mulher bonita se tornando gorda e cabeluda por ficar parada à frente da televisão, só recebendo notícias ruins sobre a pandemia da Covid-19, em vez de cuidar da sua aparência.
Em seu instagram, a agência Gigil — que é uma das mais premiadas do mercado filipino — se desculpou às pessoas que possam ter se sentido agredidas, afirmando terem sido insensíveis. “Vamos aprender e melhorar por isso”, afirmaram.
Na verdade, a punição da 4A’s demorou. Já em agosto, a repercussão negativa nas Filipinas foi tão grande que o próprio grupo Belo pediu desculpas pelo filme sobre o “Efeito Pandêmico”. A empresa, que garantiu ouvir seu público, agradeceu pelas críticas a terem feito ver que o filme era desagradável.